Blog post

Resoluções de Ano Novo

By Luis Mangi | January 02, 2023 | 0 Comments

CIO Leadership, Culture and PeopleCIO Role Evolution

 

 

Ano novo, você novo?

 

Todos devemos buscar o aperfeiçoamento profissional. Sim, nada mais clichê para começar um ano do que falar sobre isso. Mas é importante, principalmente para um ano que se anuncia turbulento, com um cardápio de questões que todos os executivos de TI precisam se ocupar:

  • CIOs enfrentarão condições de negócios implacáveis, mas de certa forma mais previsíveis em 2023 – exigindo que eles sigam um curso mais controlado e gerenciado.
  • Alguns comportamentos podem impedir os CIOs do desenvolvimento pessoal/profissional necessário para atingir seu melhor desempenho possível.
  • CIOs precisarão se estabelecer em um ritmo mais estável e fluido à medida que a intensa turbulência dos anos de crise diminuir gradualmente.
  • As forças macroeconômicas estão se entrelaçando com a tecnologia, valorizando o conhecimento dos CIOs sobre o contexto mundial mais amplo.
  • Apesar do burburinho das notícias sobre a “deflação” dos gigantes do setor de tecnologia, os avanços tecnológicos disruptivos continuam em ritmo acelerado, exigindo que os CIOs mantenham um olhar atento.

Bem-vindo à pesquisa anual de resoluções de ano novo do CIO!

Um trabalho colaborativo e combinado de muitos especialistas em liderança do Gartner. Um verdadeiro “dream team”: Mark Raskino, Mary Mesaglio, Daniel Sanchez Reina, Rob O’Donohue, Gabriela Vogel e Brandon Germer.

Desde 2003, essa pesquisa tem ajudado a atualizar e desenvolver os líderes de TI. Organizada por cinco categorias de metas, esta lista de ideias de desenvolvimento pessoal ajudará a energizar e elevar o desempenho do CIO para 2023. A safra de ideias de resolução deste ano oferece cinco maneiras de melhorar o desempenho. Achei melhor manter os termos no original (em Inglês) para não perdermos o sentido numa tradução mal encaixada. Sugiro que você capture a captura de tela da fugura abaixo manter as resoluções em seu radar durante todo o ano.

 

Vamos aos detalhamento de cada resolução.

 

Steer Smarter: Deploy Friction Intelligently

A fricção tem uma má reputação. É considerada, com razão, uma barreira para a adoção de novas tecnologias e novos comportamentos porque torna as coisas mais difíceis do que precisam ser. Mas tornar algumas coisas mais difíceis do que precisam ser pode ser uma coisa boa. Atrito é qualquer obstáculo não estrutural que se interponha entre você e uma ação que você poderia realizar.
Implantado de forma inteligente, o atrito pode ser um presente. Ao pensar nas mudanças que deseja fazer em 2023, prepare-se fazendo uma lista de comportamentos para parar e começar. Em seguida, para cada item da lista, considere como você pode tornar mais difíceis os comportamentos que deseja interromper, e mais fáceis de adotar os comportamentos que deseja iniciar. Adicione e remova atritos de forma inteligente. Por exemplo, se estiver tentando reduzir o vício em smartphones, dificulte o uso do telefone removendo o aplicativo de e-mail para que você possa acessar o e-mail apenas por meio de um navegador da web. Ou, se quiser gerar um pensamento mais profundo, configure seu laptop para abrir em uma página em branco com uma pergunta provocativa e ponderada, para facilitar a imersão assim que você começar o dia.

Steer by Radar: Hold a Monthly “Coffee of Truth” to Experience Feedback Jolts

O papel de um CIO pode ser solitário, especialmente quando se trata de autodesenvolvimento. Por isso, é importante buscar canais de feedback honesto que possam auxiliar no seu desenvolvimento e revelar pontos cegos. Você precisa desenvolver uma autoconsciência externa superior (como os outros te percebem). Uma maneira simples, mas poderosa de fazer isso é tomar um “café da verdade” de 10 minutos por mês com um colega de confiança da equipe de liderança ou externo à organização.

Steer Succession: Make Yourself “Redundant” — Use Role Rotation for Leadership Development

Se você está se sentindo sobrecarregado, como se o trabalho atual tivesse tomado toda a sua capacidade, é hora de se liberar, levantar a âncora e deixar ir para que você possa buscar o próximo horizonte. Tornar-se redundante em algumas áreas não diz respeito apenas ao seu pessoal e ao potencial deles, mas também a você e ao seu potencial. O objetivo final de um líder deve ser chegar ao ponto em que sua orientação raramente seja necessária para que ele possa seguir em frente e seu pessoal possa crescer. Nos últimos anos, esse esforço de liderança teve que ficar em segundo plano enquanto as organizações combatiam os incêndios do período pandêmico. Agora é hora de voltar ao caminho do desenvolvimento que levará seu departamento ou unidade de negócios e sua empresa ao sucesso. Vá além do planejamento de sucessão tradicional e comece a oferecer aos seus sucessores em potencial experiências reais para desenvolverem sua competência e confiança no cumprimento da função de CIO. Isso também maximizará sua capacidade de moldar o futuro, fornecendo treinamento valioso para seus sucessores em potencial enquanto você ainda estiver na função.

Stifle Weakness: Anticipate Your Greatest Mistakes of 2023

Com o avanço das iniciativas de transformação digital, muitos conquistaram um lugar mais influente na mesa do C-suite. Esses útlimos anos tem sido bem agitados para os CIOs, principalmente graças ao seu sucesso durante a pandemia. Mas no fundo, você sabe que cometeu erros ao longo do caminho. Também houve momentos em que as coisas funcionaram mais por sorte do que por julgamento. Para ficar ainda mais forte, aprenda com esses episódios. Pergunte a si mesmo: quais decisões não deram certo? Qual projeto falhou? Que relacionamentos e parcerias gerenciei mal? Quais foram os “quase acidentes” ficaram muito próximos de acontecer para que você possa se sentir confortável? Entre no modo “pré-mortem” agora para antecipar e planejar as maiores armadilhas potenciais de 2023 e tomar medidas preventivas para evitá-las.

Stifle Smallness: Let Go of Your Mini-Me

Os CEOs continuam investindo no digital, mas a piora das condições econômicas exige retornos mais claros, maiores e mais imediatos. Para isso, a criatividade e a liderança – não apenas a execução do plano – serão necessárias de você. A situação exige que você abandone seu “mini-eu” – aquela versão anterior e menor de si mesmo que fazia principalmente o que era solicitado e não muito mais. Em vez disso, evolua para o seu “mega-eu” – a versão amplificada de você que vai além do esperado e talvez além do que você pensa que é capaz. Como CIO, você pode ter inicialmente conquistado seu lugar por ser bom em entregar o que foi solicitado. Agora que você alcançou uma posição de autoridade, não deixe que seu “mini-eu” seja uma restrição. Cresça no espaço de negócios digitais em expansão que se abriu para você. Torne-se maior e mais ousado nas ideias, nas mudanças de modelo de negócios relacionadas à tecnologia que você propõe. Seja propositivo na agenda que você vai montar.

Stifle Fearfulness: Scare Yourself Into Growth

Trate a complacência como um inimigo. À medida que envelhecemos, temos o direito tácito de optar por não participar de mais coisas. Em um determinado momento indeterminado da vida, você para de sentir a necessidade de pular do penhasco, andar de montanha-russa ou experimentar o novo hoverboard do seu filho. Você não tem nada a provar. E isso é ótimo. Mas essa opção nos envelhece prematuramente. Isso nos ossifica. Se não formos cuidadosos, isso nos fará insidiosamente perder nossa vantagem e esquecer como é nos esforçarmos. Aparentemente de repente, nos encontramos vivendo vidas ordenadas, seguras e chatas. Isso não é maneira de crescer. Resolva buscar ativamente oportunidades para chegar ao limite. Se você nunca está com medo, nunca está pressionando e, se não está pressionando, não está crescendo em sua liderança.

Style Your Flow: Adopt Fluid Thinking in Talent Management

À medida que os limites se dissolvem, as oportunidades abundam. A linha entre trabalho e vida pessoal está mais tênue do que nunca e, por causa disso, os pools de talentos externos e internos estão se fundindo. A contratação com base em habilidades críticas, em vez de focar na formação educacional, está aumentando. As empresas de tecnologia estão se afastando do desenvolvimento de carreira “top-down”,  baseados em comando e controle, e explorando caminhos de carreira autodirigidos e desenvolvimento de colaboradores por meio de ecossistemas de talentos. Ao longo de 2023, as linhas que existem sobre como adquirimos, gerenciamos e desenvolvemos talentos continuarão a se confundir à medida que exploramos fontes alternativas de talentos, atraímos talentos de grupos alternativos, abrimos novas contratações e compartilhamos talentos, então siga em frente!

Style Your Engagement: Rethink Your Metrics to Recapture Joy

Todo mundo conhece aquela pessoa que faz uma resolução de ano novo para começar a se exercitar cinco dias por semana, mas desiste no dia primeiro de fevereiro porque só fez 10 dias. Não seria melhor para essa pessoa aprender a gostar de exercícios em vez de se concentrar nas horas gastas na academia? Se o objetivo for “ter que” em vez de “querer ser”, você se privará involuntariamente da alegria até que o objetivo seja alcançado. Isso reduz a probabilidade de sucesso, pois o esforço contínuo depende de uma motivação sustentada, o que exige a confirmação do progresso aceitável, expressar e receber gratidão e estar conectado a uma equipe durante toda a jornada.

Style Your Leadership: Seek a Mentor From a Board of Directors

O CEO de hoje geralmente precisa que seu CIO assuma uma postura executiva mais proativa e mais focada em modelagem de negócios. Não basta ser um bom parceiro de entrega de serviços de TI – você também deve adquirir algumas características de um executivo digital, um diretor de estratégia e um diretor operacional. Encontrar tempo e oportunidade para o crescimento pessoal necessário pode ser difícil. Onde você pode encontrar um mentor sábio, respeitado e confiável para ajudá-lo a pensar e acelerar seu desenvolvimento? Acreditamos que diretores não executivos e membros do conselho fornecem um pool de alto potencial de candidatos a mentores. Temos visto isso funcionar bem: além de ajudar os CIOs a evoluirem, os coaches não executivos são ótimos aliados na sala de reuniões para a agenda de tecnologia de negócios que você promoverá.

Stretch Context: Get Megatrend Smart in Geopolitics, Energy, Demography and More

A pandemia catalisou e acelerou enormes tendências demográficas, culturais, geopolíticas, recursos e outras tendências que irão remodelar nosso mundo e as estratégias de todas as organizações. O “novo preço” para participar do C-suite é a capacidade de se manter nas discussões importantes e abrangentes que se seguem. Como um jogador de equipe, você deve desempenhar um papel ativo. Para isso, você precisa de um conhecimento abrangente e global. Em vez de tentar resolver qual perspectiva é “correta”, procure pontos de vista diferentes, até mesmo opostos, para garantir uma visão completa das tensões e complexidades nas questões mais importantes como transições energéticas, reglobalização, bombas-relógio demográficas e estagflação. Quando foi a última vez que você convidou um professor de geopolítica, um historiador, um antropólogo ou um especialista em energia para uma de suas reuniões? 2023 é o ano para explorar esses domínios e determinar como eles podem afetar seus planos

Stretch Ambitions: Challenge Talent Like an Elite Sports Coach

Para alguns CIOs, a severidade dos desafios futuros exigirá que extraiam os melhores desempenhos de seus principais talentos. Se você estiver nessa situação, permitir que os melhores desempenhos tenham um desempenho relativamente bom em relação à mediana pode não ser suficiente. Nesse caso, pode fazer sentido copiar algumas das maneiras pelas quais os treinadores de esportes de elite evitam que seus melhores jogadores descansem sobre os louros, uma vez que atingiram seus objetivos iniciais. A excelência é frágil e pode murchar se não for estimulada a crescer.
Pense como um treinador de esportes de elite – faça uma imagem mental de cada membro da equipe e sua distância do que você acha que eles podem ser capazes de fazer se pressionados. Certifique-se de que cada um tenha sempre um desafio de desenvolvimento em vista.

Stretch Thinking: Be a Martian — Start a Conversation About Space

Todos os dias as notícias trazem histórias de avanços na exploração espacial e aspirações para sua exploração. Uma nova corrida está em andamento e exige avanços substanciais não apenas em tecnologia e engenharia, mas também em empreendedorismo, finanças, geopolítica, ecossistemas, regulamentação, desenvolvimento de talentos e muitas outras áreas. Alguns sugeriram que toda empresa deveria ter uma estratégia espacial. Isso pode ser um pouco prematuro, mas, historicamente, a P&D da indústria espacial sempre levou a invenções que um dia se tornaram comuns — desde a contagem regressiva da sequência de lançamento até os LEDs vermelhos. Achamos que toda equipe executive de liderança poderia aprimorar seu jogo considerando ativamente e aprendendo com a industrialização do espaço, agora em rápida aceleração. Deixem suas mentes viajarem!

Study the Future: Experience New Technologies — Be Sure to Sequester the Time

Esta resolução final é a única que incluímos quase todos os anos. A função de CIO pode se tornar uma rodada interminável de reuniões internas e priorização burocrática, governança, conformidade e trabalho de desenvolvimento de pessoas. No entanto, os líderes empresariais esperam que você se envolva pessoalmente na criação de ideias futuristas para os negócios, e tenha opiniões sobre as principais tecnologias emergentes. Existem muitas tecnologias novas que você pode avaliar lendo ou delegando a avaliação ao seu pessoal. No entanto, sempre existem algumas tecnologias experimentais que você só precisa tocar ou observar em ação para realmente “sacar” o seu potencial – especialmente se foram ainda muito experimentais.

Prontos então para começar o ano?

O que você me diz? Comente quais dessa resoluções você pretende colocar em prática em 2023.

 

Abraços a todos,

Mangi.

The Gartner Blog Network provides an opportunity for Gartner analysts to test ideas and move research forward. Because the content posted by Gartner analysts on this site does not undergo our standard editorial review, all comments or opinions expressed hereunder are those of the individual contributors and do not represent the views of Gartner, Inc. or its management.

Comments are closed